top of page

Modelos CAD e 3D

Em 1992 meu prof. da História da Arquitetura afirmou que era «impossível projetar diretamente em três dimensões; por isso todo projeto sempre tem origem na planta... ». Alguns anos depois dessa afirmação, o boom da modelagem e do design, em 3D com 3D Studio Max, SketchUp, Solid Works e assim por diante até BIM com Revit e muitos outros softwares...

Cad e Modellazione.png

Não sei se digo "Obrigado!" ou não a certos desenhos japoneses transmitidos na RAI e em algumas TVs gratuitas nas décadas de 70 e 80 do século passado: Capitan Harlock , Daitarn 3 , Daltanious , Grendizer , Jeeg ,  Mazzinga , Mazzinga Z e a companhia de canto contribuíram muito para empurrar a mim e a muitos dos meus colegas para o ITIS e o desenho técnico com o sonho secreto de um dia poder construir um belo robô grande da altura de um arranha-céu e que, talvez, , também era capaz de voar, lançar alabardas espaciais, mísseis perfurantes, raios gama e similares!  

Pensamento comum, para nós cansados de fantasias  Mecha , foi, portanto, a conquista do desenho técnico e o conhecimento dos rudimentos de uma série de disciplinas necessárias no mínimo para tornar a empresa "viável" (LOL): eletrônica, engenharia elétrica, informática, mecânica mas também física e matemática ... Além do estudo diário, lemos manuais, revistas e catálogos.

 

Acrescente a isso, naqueles anos, o surgimento de outro "terrível incentivo": a LEGO Technic ; a mistura dos dois produzia pequenas diabólicas motorizadas que faziam mães e vizinhos se desesperarem enquanto nós pequenos sonhadores lutávamos com nossas criações, transformando o corredor da casa em um espaço profundo para zunir com a Arcadia , feita de LEGO, contra as naves de os Mazzonesi... Mamma mia, que bons tempos!  

O legado dessas paixões foi a compra da minha primeira máquina de desenho de pastas aos 14 anos: a A 620 da Tecnostyl, uma série de rapidógrafos  e Km de folhas A3 de todos os tipos, sem contar compassos, balaustradas, borrachas, tintas, lapiseiras, etc. Se eu ainda tivesse meus desenhos da época, um site não seria suficiente para expor todos eles!  

Pelo contrário, o que apresento nestas galerias são os vestígios dessa paixão antiga, nunca adormecida e que, ao longo dos anos,  representou também uma fonte de ganhos modestos, como você lerá em meu currículo.

 

O conhecimento desses softwares e as técnicas de representação do desenho técnico também são úteis na minha profissão de eletricista e podem ser aplicados nas áreas civil, industrial e naval para desenvolver gráficos e modelos para explicar a clientes e colegas detalhes relacionados ao produção de uma planta.

Nesta página publiquei um resumo dos meus principais trabalhos gráficos na área técnica e organizei-os da seguinte forma:

  • um post sobre os principais trabalhos de CAD;

  • um post sobre modelagem 3D de um edifício residencial;

  • uma série de posts sobre o projeto de um bistrocafé;

  • um post sobre storytelling derivado do projeto bistrocafe.

Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

1 - CAD

CAD
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

2 - Modelagem 3D

Modellazione 3D 1
Bruno's 1
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Projeto do bistrocafé do BRUNO

Bruno 2
Bruno 7
Bruno 4
Bruno I
Bruno 6
Bruno 5
Bruno 3
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

O bistrocafé do BRUNO: do planejamento à contação de histórias

Bruno 8
ezgif.com-gif-maker.gif

Compartilhe esta página 

scendi.gif
bottom of page