top of page

Codificação de autoria com o Toolbook

Top page

A programação pode parecer uma disciplina seca; algo feito de linguagens estranhas que aparecem como uma mistura de letras, números, colchetes e símbolos estranhos destinados a alguns seletos...  e muita fantasia...

Coding.png
ezgif.com-gif-maker.gif
 
SDKs para autoria, que paixão

No final do século passado, antes da ampla propagação da Internet através dos mais variados tipos de dispositivos e ebooks , a difusão de conteúdos multimédia era quase inteiramente confiada aos CD-ROMs. Estes foram produzidos com um software especial chamado Authoring cuja definição é:

 

O conjunto de todas aquelas operações que contribuem para o  criação de um suporte de informação multimédia (CD, DVD, etc.) e que se realiza através de um kit de desenvolvimento que permite a criação de aplicações que podem ser executadas em diferentes tipos de dispositivos (PC, Mac, tablet, smartphone, etc.). O Kit é  equipado com uma linguagem de programação que oferece dois modos de execução:

  • Autor , em que os conteúdos (como texto, imagens, áudio, vídeo) são montados juntamente com uma série de objetos programáveis (como menus, botões de navegação e/ou ação, etc.) necessários para uso;

  • Leitor que permite a consulta da aplicação.  

Do ponto de vista editorial, a autoria era algo extraordinariamente belo, pois oferecia ao usuário final uma quantidade tão copiosa de insights sobre um tema por meio de áudio, vídeo, imagens e animações.

Cada pequeno detalhe foi verificado: tudo tinha que ser perfeito! Os programas que permitiram realizar essas maravilhas puderam facilmente desenvolver softwares multimídia reais, mesmo com aplicativos de gerenciamento ...

Tive o privilégio de poder explorar largamente este ramo da programação, conseguindo desenvolver várias aplicações multimédia das quais aqui apresento as que mais me são caras.

 

Essa experiência acumulada, apesar de sempre ter sido eletricista civil, industrial e naval,  Eu coloco em algumas criações para a web ou para apresentações profissionais.  

Algumas palavras sobre o SDK do meu coração: Toolbook

ToolBook foi um kit de desenvolvimento de software de programação multimídia dedicado à criação de conteúdos de e-learning em ambiente Microsoft Windows. Seu desenvolvimento foi iniciado em 1990 pela Asymetrix Corporation , uma criação de Paul Gardner Allen , cofundador da Microsoft com Bill Gates.

ToolBook usou a metáfora do livro: um arquivo de projeto foi pensado como um volume que inclui várias páginas de conteúdo multimídia: texto, imagens, áudio, vídeo, animação, etc.

Esse SDK possibilitou a criação de aplicativos e materiais de treinamento para Windows e/ou Web. Para dar suporte a esses dois modelos de implantação, o ToolBook incluiu dois ambientes de desenvolvimento diferentes:

  1. Open Script Editor - ToolBook incluiu uma linguagem de programação integrada de alto desempenho chamada Open Script, que era orientada a objetos e orientada a eventos. O Open Script tinha mais de mil comandos e funções e era puramente voltado para o desenvolvimento de aplicativos de computador. Cada objeto que compunha um livro, da linha ao botão, permitia o acesso através de um menu contextual a uma espécie de bloco de notas que era justamente o Editor no qual eram elaborados os blocos de código de programação, mas funcionando apenas dentro do motor nativo do ToolBook.

  2. Action Editor - Era um segundo ambiente de programação, novamente baseado em Open Script, mas extremamente simplificado. Continha, de fato, cerca de oitenta funções expressas em forma de código , para serem aplicadas a objetos, ou diretamente a objetos ( botões de ação , caixas de combinação, caixas de seleção , etc. ) , etc Esse recurso foi pensado para aqueles que, apesar de desconhecerem completamente as noções básicas de programação, precisavam criar material didático digital. O código de programação do Action Editor funcionou igualmente bem tanto no ToolBook quanto em um navegador da web ( DHTML ).

 

Após várias vicissitudes corporativas, o software passou para a SumTotal que o desenvolveu até 2012 com a versão 11.5. Com um comunicado de imprensa de junho de 2021 publicado em seu site, a Sum Total anuncia a data de término oficial do suporte, EOL , para o ToolBook a partir de 31 de dezembro de 2021 .

ToolBook_115_UI.png

 

A GUI da versão mais recente do Toolbook 11.5

O software

Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
AGPS
Aquacounter
MAE
ezgif.com-gif-maker.gif

Compartilhe esta página 

scendi.gif
bottom of page